KITE TEMPLE - Escolas de Kitesurf powered by Opel Astra Sport

Aqui podes ver o que a Kite Temple anda a fazer. Aulas, os alunos, diário... etc etc. Para saberes mais sobre a escola visita o nosso site www.kitetemple.com

30.8.06

3º Downwind Peniche - Santa Cruz

Foi este fds a terceira edição do Downwind Peniche - Santa Cruz.


Sempre muita gente e cor



A saída de Peniche, Praia de Supertubos, foi por volta das 15h30m, momentos após uma homenagem dos participantes ao Vasco Cepeda, junto à água. A partida dos mais de 120 inscritos foi espectacular, dando cor a toda a baía a sul de Peniche.





Dado o vento side-off que se fazia sentir à saída, a escolha do tamanho de kite adequada foi difícil, pois havia bastantes falhas. O tamanho médio escolhido foi o 11/12m o que se veio a revelar demais para as condições que se faziam sentir. Na passagem na Consolação o vento estava já acima dos 20 nós, com rajadas bem fortes. Até à chegada à Areia Branca foram vários os participantes resgatados pelos barcos de apoio.


Vista de uma escarpa






Sempre muita gente a assistar nas praia

Com uma organização cada vez melhor, na praia da Areia Branca foi possível aos participantes trocarem de equipamento, para um tamanho mais adequado. Daqui para a frente o percurso torna-se mais fácil, com vários pontos de saída em caso de necessidade, e mais divertido, com passagem em excelentes picos de onda.





O melhor estava em Santa Rita, com uma onda grande lá fora, a quebrar para os dois lados, e aproveitada por diversos praticantes que por lá ficaram bastante tempo.




Excelentes ondas




Carro de apoio da equipa Kite Temple

A chegada a Santa Cruz fez-se em média 3 a 4 horas após a saída de Peniche. Quem chegavam à praia, os participantes vinham com um ar cansado mas com um grande sorriso pelas excelentes condições que se encontraram na parte final do percurso. Depois de se pousar os kites seguiu-se imediatamente para a comida, onde um porco no espeto fazia as delicias de todos.


Zona de paragem


Recta final

No final do dia foram projectadas imagens do percurso e seguiu-se uma festa no bar na praia.

Parabéns à Organização e para o ano lá estaremos de novo!

*********************************

Press Release da Organização

Realizou-se no fim de semana de 26 e 27 de Agosto, a terceira edição do Downwind/Wave Kite Trip e a primeira do Wave Kite Contest em Santa Cruz. Pelo terceiro ano as expectativas da organização do evento foram superadas, comparecendo na praia de Santa Cruz cerca de 120 atletas de várias nacionalidades, entre eles, espanhóis, franceses, ingleses, brasileiros, australianos e claro, portugueses. De salientar a presença de algumas atletas femininas, demonstrando a expansão que o kitesurf representa no nosso país.

Neste fim-de-semana, os participantes puderam usufruir das excelentes condições que a costa oeste proporciona para a prática deste desporto, bem como de condições atmosféricas bastante favoráveis.

Este evento teve início no sábado, com o Downwind, fazendo-se a travessia pelo mar entre a praia de Supertubos (Peniche) e a praia do Pisão (Santa Cruz), exigindo aos atletas que percorressem aproximadamente 30 km em condições adversas. O vento apresentou-se forte e inconstante, as ondas em algumas praias rondaram os 2 metros de altura, obrigando alguns atletas a desistir por desgaste físico ou devido a rupturas no material. Dos 120 atletas que iniciaram esta prova, 90 deles chegaram ao destino depois de 3 intensas e desgastantes horas de kitesurf.

Visando a segurança de todos os participantes, a organização, montou uma estrutura de apoio, por terra e por mar, que se mostrou fundamental pelo número de desistências.

Todos os atletas e acompanhantes tiveram o merecido descanso, num jantar realizado no Bar do Mar / Praia do Pisão, no qual a organização aproveitou para fazer a apresentação do mega evento: ?Santa Cruz - Ocean Spirit? - Festival Internacional de Desportos de Ondas. Este evento desportivo realizar-se-á no próximo ano, com o apoio incondicional da Câmara Municipal de Torres Vedras, na praia de Santa Cruz e irá proporcionar a todos os interessados uma semana de aventura durante a qual poderão vivenciar fortes sensações pela prática de qualquer um dos 5 desportos de ondas disponiveis no festival, KiteSurf, Surf, Bodyboard, Skiming e Wave Kayak. Poderão ainda assistir a várias competições, a quarta edição do Downwind, bem como desfrutar de muita animação prevista para todas as noites.

Este ano o evento contou, pela primeira vez, com um segundo dia de actividades, reservado ao Wave Kite Contest, realizado na praia do Pisão em Santa Cruz. Tratou-se de uma prova de Kitesurf na vertente de ondas, ou seja, uma competição muito idêntica às provas de surf, mas, nesta modalidade os atletas utilizam os kites para surfar as boas ondas a que esta praia já nos habitou.

Com cerca de 30 atletas nacionais e internacionais inscritos, com o vento e as ondas a ajudarem pelo segundo dia consecutivo, mais uma vez, estiveram reunidas as condições ideais para proporcionar a todos os presentes no areal, um excelente espectáculo de kitesurf nas ondas.

A competição iniciou-se logo pela manhã, com os trials (apuramentos), em heats de 4 atletas, passando à fase seguinte os 2 melhores de cada grupo, proporcionando momentos de grande espectáculo para o público presente e aumentando ainda mais a espectativa para a final.
Numa final com apenas kiters portugueses, ficou demonstrado o excelente nível dos atletas nacionais, um incentivo à prática desta vertente da modalidade ainda com pouca projecção no nosso país.

O dia terminou com a entrega dos troféus, com os atletas e a organização em confraternização na praia, ansiosos que se realize no próximo ano o mega evento: ?Santa Cruz Ocean Spirit? - Festival Internacional de Desportos de Ondas.

Foi um fim-de-semana diferente, que certamente ficará na memória de todos os participantes.

Resultados do Wave Kite Contest
1º lugar - Bruno Melo ? Slingshot
2º lugar - Pedro Rosado ? GlobeKites
3º lugar - Paulo Silva ? Flexifoil
4º lugar - David Cóias ? Takoon