KITE TEMPLE - Escolas de Kitesurf powered by Opel Astra Sport

Aqui podes ver o que a Kite Temple anda a fazer. Aulas, os alunos, diário... etc etc. Para saberes mais sobre a escola visita o nosso site www.kitetemple.com

22.8.05

Esposende Kitesurf Open - 20 e 21 de Agosto

Decorreu este fim-de-semana no Norte o Esposende Kitesurf Open, que consistiu em 3 provas: Speed Race (velocidade), Hangtime (altura) Kickers&Sliders (Obstáculos, Rampas e Corrimões).

A margem do rio Cavado, do lado de Ofir em frente a Esposende, foi o local escolhido para a prova. De um lado águas flat no rio e do outro, mar e ondas numa praia deserta.

O spot

O Open teve inicio no sábado às 13h, com a prova de Speed Race. A prova teve inicio no lado do mar. O vento soprava side-on e os riders tiveram que fazer bordos enormes mar dentro para conseguirem realizar um mega upwind de forma a entrarem pela foz do rio Cavado.

Os atletas a dirigirem-se para o local de partida...


O pontão que marcava a linha de partida...

O público resumiu-se ao pessoal de kite , talvez devido à localização... A prova terminou em frente a Esposende, com o Phill (instrutor da Kite Temple) a vencer e a ganhar uma viagem para o próximo KPWT no Brasil!!

Congratulations Phill!

O percurso desde onde deixámos o carro (que caos!!! O estacionamento é mesmo caótico!!!) até ao local da prova é... fogo! São mais de 500 metros pelo meio das dunas, com o equipamento às costas... ainda bem que tem um passadiço, mas mesmo assim... é uma prova de resistência!!!

:-)


Após a prova de velocidade, os riders treinaram manobras e saltos (estavam a preparar-se para o hangtime...) dentro do rio, onde as condições estavam excelentes...






uma sequência do Guga...

A Vera, o Rui G e eu, após analisarmos o spot e as condições, decidimos montar as Wipika Matrix 8.5 e a Core 7. O vento estava a rondar os 27 knots com rajadas de mais 5 knots... estava duro!

O Rui G saiu de 8.5 com a Maurício Pro 130 e sentiu-se confortável. Decidi então subir a Core 7 e levar a uprise 146. A rajada estava potente e custou-me a habituar... mas depois foi sempre a curtir!

A organização deu inicio aos heats de Handtime. Os riders saíram de terra do lado de Ofir e realizavam os saltos junto ao cais em Esposende, onde estava o juri e muito público. Após uma sequência de heats, a organização decidiu que a prova continuaria no Domingo, os riders ficaram a experimentar os sliders e kickers... houve alguém (não vou dizer quem) que se entusiasmou tanto com os sliders que... BUM!... partiu uma prancha...

O final do dia ficou "marcado" pela longa caminhada de volta para os carros com o equipamento às costas... que suplicio!

O jantar de convivio realizou-se numa churrasqueira na zona industrial, tendo a festa continuado pela noite dentro em Esposende.

O dia ficou ainda marcado pelo céu completamente coberto de fumo e cinza dos incêndios que lavraram em Viana do Castelo. A lua "nasceu" vermelha"...


O Domingo amanheceu com muito, mas muito fumo no ar... o sol estava vermelho e não soprava uma brisa... a equipa Kite Temple, depois de um pequeno almoço reforçado no parque de campismo de Rio Alto, rumou ao spot. Mais uma caminhada de equipamento às costas e...
... LINDO! o spot vazio mas o vento também não abundava... enchemos 2 Matrix 11 e uma 8.5.

O vento soprava side-on, limpo, sem rajada... fomos andar para o mar... só nós e o Paulo Branco numa praia deserta. O Rui chamou-nos para um upwind igual ao da regata de velocidade, que foi conseguido ao fim de muito esforço... entrámos então no rio, onde já estava muito crowed com os riders a aquecer e a preparar-se para as provas.





O vento lá subiu de intensidade para os 25 knots com rajadas e começou as finais de Hangtime. O Guga foi o grande vencedor da prova de Hangtime, carregadinho com a nova Indy 13.5 afinada na posição LIFT... e o kite sobe, e sobe, e sobe... PARABÉNS Gonçalo pela primeira vitória com a Kite Temple!!!!!

O Phill alcançou um brilhante 2º lugar.

Resultados Finais HangTime:
1º Gonçalo Soares - 5,40 seg. (Wipika)
2º Phill Richmond - (Slingshot) 4,87 seg.
O terceiro lugar ficou a 2.94 segundos.

Nos sliders e kickers o Arnaud não deu hipotese e venceu a prova, já no final do dia.

Em jeito de resumo, o spot é muito bom para a prática de kite, apesar de o vento soprar com rajadas. Para os acompanhantes é complicado, pois não existe nenhuma infraestrutura de apoio, a água é fria (muito mesmo!) e com o windshield, a temperatura baixa consideravelmente.

Mais algumas fotos...








Parabéns à Organização da X-Klam!!

1 Comments:

  • At 15:44, Anonymous Anónimo said…

    Adorei a vossa descrição e obrigado por terem participado!

    Um grande abraço e muito sucesso para a Kite Temple!

    Tiago@XKLAM.com

     

Enviar um comentário

<< Home